FIM DO GATO: Mais de 200 residências são flagradas com energia clandestina em Itapema

A ação contou com a presença da Polícia Militar

FIM DO GATO: Mais de 200 residências são flagradas com energia clandestina em Itapema

DIVULGAÇÃO / PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na tarde desta terça-feira, 17, uma ação conjunta da Polícia Militar e da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) resultou na desconexão de uma rede elétrica clandestina em Itapema, especificamente no bairro Morretes. A operação, que visava coibir o furto de energia, conhecido popularmente como "gato", desativou ligações irregulares que forneciam eletricidade a mais de 200 residências na rua 450.

As conexões ilícitas, além de representarem um risco à segurança pública devido a superaquecimentos e curtos-circuitos, também estavam sobrecarregando a rede elétrica local. Relatórios preliminares indicam que algumas das conexões em questão consumiam energia em níveis comparáveis à roda gigante situada em Balneário Camboriú, conforme constatou a equipe da Celesc.

O procedimento foi realizado sem incidentes ou detenções. Os responsáveis pelas instalações irregulares não foram identificados no momento da operação, uma vez que os cortes efetuados concentraram-se nas fiações que davam acesso à área residencial.

A Celesc encarregou-se de recolher os cabos e fiações irregulares, colocando um fim momentâneo na prática ilegal que vinha ocorrendo na região. A operação serve como um alerta sobre os perigos e consequências legais associados ao furto de energia e reforça a necessidade de ações coordenadas entre as instituições públicas para combater esse tipo de delito.