Menina de 8 anos é picada por escorpião-amarelo ao calçar tênis

O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (22)

Menina de 8 anos é picada por escorpião-amarelo ao calçar tênis

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma ocorrência alarmante agitou a cidade de Blumenau, localizada no Vale do Itajaí, na tarde desta sexta-feira (22). Uma criança de apenas oito anos foi vítima de uma picada de escorpião ao vestir seu tênis. O incidente ocorreu no bairro Itoupava Norte por volta das 12h55.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da cidade, a criança foi picada no dedo do pé direito por um escorpião amarelo, uma espécie conhecida pelo seu veneno potente. Ela foi prontamente encaminhada ao Hospital Santo Antônio para receber atendimento médico.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Ao ser encontrada pelos socorristas, a criança estava consciente e orientada, mas apresentava sinais de dor e inchaço na região afetada pela picada. Felizmente, após avaliação médica, confirmou-se que ela não corre risco de vida e passa bem.

Tratamento

São medidas importantes  como aplicar compressa morna no local, tomar analgésicos comuns para alívio da dor, permanecer em repouso e procurar assistência médica, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou.

Se não for possível capturá-lo com segurança, tire fotografias. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado, se for o caso.

Na maior parte das vezes, medidas simples para amenizar a dor de picadas de escorpião são suficientes. Contudo, alguns escorpiões, como o amarelo (espécie Tityus serrulatus, da imagem acima), possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sintomas típicos de um caso grave, os profissionais irão tomar medidas adicionais. Lembre-se que é importante procurar ajuda o quanto antes.

Recomendações

Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;

Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;

Examine roupas e calçados antes de usá-los;

Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;

Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.