Logo Jornal Razão
Publicidade

SC poderá ter câmeras de segurança em todas as salas de aula

PL foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo de SC

SC poderá ter câmeras de segurança em todas as salas de aula
Foto: Reprodução
Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo de Santa Catarina aprovou por unanimidade, nesta terça (24), um projeto de lei que propõe a instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula de ensino médio, tanto em escolas públicas quanto privadas do estado.

O PL 337/2023, apresentado pela Deputada Ana Campagnolo, foi motivado por preocupações crescentes relacionadas à segurança em ambientes educacionais. A proposta argumenta que o monitoramento por vídeo pode fornecer um registro objetivo de incidentes, facilitando assim a aplicação de medidas disciplinares e ajudando na prevenção de atos de violência ou bullying.

Publicidade

Como justificativa, o projeto de lei afirma que o Brasil “tem histórico de agressão contra professores, conforme levantamento global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo o país com um dos índices mais altos do mundo”.

Entretanto, o projeto tem gerado debates intensos entre educadores, pais, alunos e profissionais da área jurídica. O diálogo busca equilibrar os aspectos de segurança e privacidade, tendo em vista que ambos são de grande importância para o bem-estar de alunos e professores.

O projeto ainda está em fase de avaliação por comissões técnicas e, posteriormente, deverá ser votado na Assembleia Legislativa do estado. Caso seja aprovado, poderá estabelecer um novo padrão de segurança em instituições de ensino, mas também poderá enfrentar desafios judiciais relacionados à privacidade.

Esta proposta tem o potencial de influenciar não apenas as políticas de segurança educacional em Santa Catarina, mas também servir de referência para outros estados e, possivelmente, para o cenário educacional brasileiro como um todo.

Publicidade
Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham
SC poderá ter câmeras de segurança em todas as salas de aula