“Violaram o sagrado!”: homem apaga oferendas em SC com extintor e causa revolta
Uma cena registrada por câmeras de celular durante a noite, na cidade de Indaial, no Vale do Itajaí, provocou reações intensas nas redes sociais. O vídeo mostra um homem no banco do carona de um carro usando um extintor de incêndio para apagar oferendas religiosas colocadas na rua. Os objetos, comumente ligados a práticas de … Ler mais
Por Equipe Jornal Razão·11 abr 2025·4 min de leitura·Atualizado há 1 ano
Foto: Reprodução
Publicidade
Uma cena registrada por câmeras de celular durante a noite, na cidade de Indaial, no Vale do Itajaí, provocou reações intensas nas redes sociais. O vídeo mostra um homem no banco do carona de um carro usando um extintor de incêndio para apagar oferendas religiosas colocadas na rua. Os objetos, comumente ligados a práticas de religiões de matriz africana, foram alvejados com jatos do extintor enquanto o carro se movia lentamente.
A ação, feita de forma deliberada, tem sido vista por internautas como uma possível demonstração de intolerância religiosa. O caso levanta questionamentos sobre o respeito à diversidade de fé no Brasil e reforça a necessidade de debate público sobre a liberdade de culto, garantida pela Constituição Federal.
Publicidade
Algumas pessoas familiarizadas com os rituais afirmam que há um entendimento equivocado por parte da sociedade sobre o significado e os procedimentos dessas oferendas. “Existe muito preconceito. As pessoas zombam do que é sagrado para outros”, disse uma praticante, que preferiu não se identificar. Ela explica que, em muitos casos, os elementos não biodegradáveis são recolhidos no dia seguinte pelos próprios religiosos.
Até o momento, não há informações sobre a identificação dos envolvidos na gravação. O caso pode ser investigado como ato de desrespeito religioso, dependendo da interpretação jurídica e da eventual formalização de denúncia. Grupos religiosos da região já se mobilizam para cobrar providências e conscientização.