Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Geral

Jovem autista conquista redes sociais como guia de parque e escritor de livros sobre dinossauros em SC

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 08/04/2026 21h28 | Atualizado há 4 dias
Compartilhar:
Diagnosticado com autismo, Thor trabalha há dois anos como guia em parque de dinossauros de Balneário Camboriú, já publicou seis livros e viralizou nas redes sociais com vídeos sobre sua rotina

Thor Cugnier Guenther, de 21 anos, trabalha há dois anos como guia no parque de dinossauros de Balneário Camboriú e já publicou seis livros. Diagnosticado com autismo, o jovem transformou seu hiperfoco em dinossauros em profissão e carreira literária, ganhando destaque nas redes sociais.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo


A contratação aconteceu após paleontólogos que atuam no parque conhecerem o repertório de Thor sobre o tema. Segundo o jovem, os profissionais indicaram seu nome ao proprietário do espaço, que ofereceu a vaga. “Quando o chefe soube da minha existência, graças à minha assessora de imprensa, também conhecida como a minha mãe, e os paleontólogos viram como eu sabia muito de dinos, me ofereceram a proposta de emprego”, contou.

Sugerida para você
SAMAE usa tecnologia inédita em Tijucas para rastrear ‘vazamento oculto’
Sugerida para você
Santa Catarina no topo: Jornal Razão é o 2º maior portal regional do Brasil em engajamento
Sugerida para você
PH Empreendimentos encerra 2025 com faturamento de R$ 150 milhões e crescimento de 400% em Porto Belo


Thor admitiu que sentiu medo no início. Temia ser ignorado pelos visitantes ou não ser levado a sério. Dois anos depois, o cenário é o oposto. O trabalho no parque começou a ganhar repercussão de forma espontânea, quando o jovem passou a gravar vídeos relatando suas experiências como guia, com tom bem-humorado e linguagem própria. O conteúdo viralizou e passou a ser visto como uma forma de mostrar as possibilidades de inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho. “A gente pensou: esse é um canal pras pessoas entenderem essa cabeça de funcionamento e estimular os empresários a abrirem suas portas”, explicou a mãe do jovem, Claudia Cugnier Guenther.


Antes de trabalhar no parque, Thor já escrevia desde a época da escola. Seu primeiro trabalho, o livro infantil “Bebê Dragão”, chegou a ser apresentado no programa Encontro, da TV Globo. Ao longo dos anos, publicou seis obras, produz animações para o YouTube e o Instagram com personagens e roteiros próprios, sempre voltados à comédia. Também chegou a ter uma loja onde transformava seus desenhos em estampas de camisetas e canecas. Seus hiperfocos, além dos dinossauros, incluem animais selvagens, mitologia grega e obras clássicas de literatura.


Em abril, mês de conscientização sobre o autismo, Thor usou suas redes para deixar uma reflexão. “Esse não é o momento de comemorar com balões e festas, porque pra isso ainda falta muito. É o momento da gente refletir sobre as pessoas invisíveis, as pessoas autistas, neurodivergentes”, disse. O jovem pediu que professores busquem compreender as necessidades de alunos neurodivergentes e que colegas incluam pessoas autistas em atividades do dia a dia, como ir à praia, a um restaurante ou ao cinema.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça