Atualização, 11 de agosto, 22h30: exames realizados no Hospital DF Star diagnosticaram um AVC isquêmico no cerebelo esquerdo. Conforme nota oficial da assessoria do deputado, o quadro não apresenta déficit motor nem cognitivo, e Pedro Uczai segue internado para observação clínica, evoluindo de forma estável.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado catarinense Pedro Uczai, de 63 anos, passou mal e desmaiou na tarde desta terça-feira (11), durante a reunião do Colégio de Líderes, em Brasília. O encontro tinha começado às 15h e definiria a pauta de votações da semana.
Segundo o líder do governo na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS), o catarinense encerrava a própria fala quando sentiu uma tontura e desmaiou diante dos demais líderes partidários. Ao recuperar a consciência, de acordo com ele, Uczai parecia “desnorteado”.
Macas cruzaram os corredores da Casa às pressas, em meio à movimentação de parlamentares, servidores e equipes de atendimento.
ASSISTA AO VÍDEO

Deputados médicos socorreram o líder
O primeiro socorro veio de dentro da própria sala. Conforme a assessoria da Presidência da Câmara, três parlamentares médicos de formação atenderam Uczai no local: o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), o líder do PP, Dr. Luizinho (RJ), e a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ). Em seguida, uma equipe de saúde foi acionada.
Parlamentares presentes relataram que o deputado teria convulsionado durante o episódio. A informação não foi confirmada pela liderança do PT.
A equipe de saúde retirou Uczai de maca e o levou ao Departamento Médico da Câmara dos Deputados, o Demed, onde ele permaneceu sob cuidados dos profissionais da Casa.
Transferência para hospital em Brasília
Em nota, a liderança do PT informou que a equipe estabilizou o quadro e que o parlamentar voltou a interagir com os profissionais.
Após avaliação médica e estabilização do quadro, Pedro Uczai manteve contato com os profissionais, demonstrando consciência e orientação. Como medida preventiva e para realização de exames complementares mais aprofundados, ele foi transferido para o hospital DF Star, onde dará continuidade ao acompanhamento diagnóstico.
A assessoria do deputado confirmou que ele estava consciente e realizava exames. O resultado saiu na noite desta terça-feira e apontou a causa do mal-estar.
Exames apontam AVC isquêmico
A assessoria do parlamentar divulgou nota oficial informando que os exames feitos na noite desta terça-feira, no Hospital DF Star, diagnosticaram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico no cerebelo esquerdo.
Os exames realizados diagnosticaram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico no cerebelo esquerdo. O quadro não apresenta déficit motor, nem cognitivo. O parlamentar permanece internado para observação clínica e realização de exames complementares, evoluindo de forma estável.
Ainda conforme a nota, o deputado está consciente, orientado e interage adequadamente com a equipe médica que o acompanha. A assessoria agradeceu as mensagens de carinho e solidariedade e informou que divulgará qualquer novidade sobre o quadro.
Câmara cancela toda a pauta do dia
Sem melhora imediata no quadro, Motta encerrou a reunião do Colégio de Líderes e cancelou a sessão deliberativa prevista para o dia. Toda a Ordem do Dia caiu, e as votações devem se concentrar a partir desta quarta-feira.
O cancelamento derruba a pauta logo na semana de esforço concentrado, de 10 a 14 de agosto. Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), esticaram o recesso em uma semana e reservaram esses dias para destravar as votações pendentes. O próximo esforço concentrado só começa em 31 de agosto, e a tendência é que o Congresso siga esvaziado até novembro por causa do calendário eleitoral.
Estavam na mesa o projeto de lei complementar dos combustíveis, considerado prioridade pelo governo Lula, o texto que tipifica a misoginia como crime e a proposta que amplia o teto de faturamento do Microempreendedor Individual. Motta afirmou nesta terça que o PLP dos combustíveis pode ganhar escopo maior e incluir estímulos à produção nacional de fertilizantes, exploração de minerais estratégicos, isenções para a Copa do Mundo Feminina de 2027 e antecipação de receitas para o Ministério da Defesa.
Um catarinense no comando da bancada
A cadeira que ficou vazia na reunião é uma das mais estratégicas da articulação do governo dentro da Câmara. A bancada do PT elegeu Uczai líder por aclamação em fevereiro, no lugar de Lindbergh Farias (PT-RJ), com a missão de unir os deputados nas votações e emplacar pautas como o fim da escala 6×1.
A trajetória dele começa no Oeste catarinense. Criado em Descanso e professor licenciado da Unochapecó, Uczai foi deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Chapecó antes de chegar à Câmara, em 2011. Ele assina a regulamentação do artigo 170 da Constituição estadual, que garante bolsas de estudo em Santa Catarina, relatou o programa Pé-de-Meia e o novo Plano Nacional de Educação e ajudou a viabilizar a instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul com sede em Chapecó. Em 2022, foi o segundo deputado federal mais votado do estado, com mais de 173 mil votos.
O acompanhamento médico segue no hospital em Brasília, com os resultados dos exames como próxima etapa. A pauta que os líderes fechariam nesta terça-feira ficou para os próximos dias da semana de esforço concentrado.











































