O advogado Sérgio Leonardo, que defende o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, pediu de novo nesta terça-feira (3) a revogação da prisão preventiva do cliente. O pedido foi levado ao gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, onde a defesa foi recebida por um juiz auxiliar.
Depois do encontro, em entrevista ao Metrópoles publicada na coluna de Manoela Alcântara, Sérgio Leonardo afirmou que “não tem mais sentido” manter Vorcaro preso. Segundo o advogado, a prisão já configura “evidente excesso de prazo”.
Vorcaro sofre restrições à liberdade desde 17 de novembro de 2025 e está preso preventivamente desde 4 de março. A defesa sustenta que o prazo de 90 dias para a revisão obrigatória da prisão venceu em 31 de agosto e que o pedido de liberdade aguarda análise desde 18 de setembro.
Segundo Sérgio Leonardo, até agora não há denúncia contra Vorcaro. O advogado chamou de “afoito” e “açodado” o indiciamento feito pela polícia na semana passada e disse que a própria investigação ainda precisa ouvir pessoas e fazer perícias.

A defesa também levou ao gabinete um laudo sobre o celular de Vorcaro. Segundo o advogado, o documento aponta indícios de que as provas extraídas do aparelho podem ter sido obtidas de forma ilícita. Os advogados pedem uma perícia oficial e acesso aos dados brutos da extração.
Sérgio Leonardo citou ainda decisões do ministro André Mendonça na Operação Sem Desconto, que colocaram investigados em liberdade, como precedente para o caso. A defesa também recorreu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, alegando violações de direitos no período em que o processo ficou sem juiz definido.
Segundo o advogado, o gabinete de Fachin se comprometeu a decidir “num curto espaço de tempo”, e a previsão da defesa é de uma decisão até a semana que vem. Sérgio Leonardo lembrou que, em 29 de novembro, a prisão completaria o terceiro ciclo de 90 dias. O pedido segue pendente de decisão do ministro Fachin.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/justica/advogado-vorcaro-gabinete-fachin-soltura
















