Logo Jornal Razão
Publicidade

Senado aprova PEC da Segurança em 2º turno por 75 votos a 0 e redução da maioridade penal fica para outra PEC

Texto segue para promulgação; líderes combinaram pedir urgência nesta quarta para votar a PEC que reduz a maioridade para 16 anos em crime hediondo

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Senado aprova PEC da Segurança em 2º turno por 75 votos a 0 e redução da maioridade penal fica para outra PEC
Foto: Reprodução
Publicidade

O Senado aprovou nesta terça-feira (3), em segundo turno, a PEC da Segurança Pública por 75 votos a 0. O texto segue para promulgação sem a redução da maioridade penal, que os senadores tiraram da proposta mais cedo, por 38 votos a 36.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou o resultado às 19h30: “Votaram sim 75 senadores e senadoras, não nenhum. Está aprovada a proposta de emenda constitucional em segundo turno”. No primeiro turno, a PEC tinha passado por 73 votos a 0.

Publicidade

A proposta põe o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição. O texto amplia a atuação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, transforma as guardas municipais em polícias municipais e impede o contingenciamento dos fundos da segurança pública. Por acordo entre os líderes, os senadores também aprovaram, por 67 votos a 0, a regra que permite usar o Fundo Nacional de Segurança Pública em operações de garantia da lei e da ordem. O governo diz que a PEC abre caminho para a criação do Ministério da Segurança Pública.

Maioridade penal pode ser votada nesta quarta

A redução da maioridade saiu do texto a pedido do relator Rogério Carvalho (PT-SE). As emendas do senador Rogério Marinho (PL-RN), que reduz a idade para 16 anos e para 14 em crimes graves, e do senador Camilo Santana (PT-CE), para 16 anos em crimes hediondos, vão virar PECs separadas. Os catarinenses Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) assinam a emenda do PL.

No fim da sessão, os líderes combinaram apresentar nesta quarta-feira (4) um pedido de urgência para votar no plenário a PEC do Camilo. Alcolumbre informou que as duas propostas não vão mais para a Comissão de Constituição e Justiça: elas serão apensadas, e o relator vai construir o texto que irá a voto.

O que disseram os senadores

O líder do MDB, Eduardo Braga (AM), defendeu a redução só para crimes hediondos, “mas não para um jovem que furta um celular”. O senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que Lula falou a favor da redução na campanha “para evitar que se ficasse usando isso na questão da disputa eleitoral”. Na oposição, Efraim Filho (União-PB) acusou o governo de medo de votar o tema: “Sabe quem não tá com medo? É o bandido”.

Publicidade

Leia também: Senado aprova PEC da Segurança em 1º turno por 73 votos a 0, sem a redução da maioridade penal

Leia também: Senado tira a redução da maioridade penal da PEC da Segurança por 38 votos a 36 e manda tema para outra PEC

Leia também: Governo Lula articula para retirar a redução da maioridade penal da PEC da Segurança, que o Senado vota hoje

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/senado-aprova-pec-seguranca-segundo-turno-75-votos-maioridade-penal-outra-pec

Publicidade
Publicidade
Publicidade