Logo Jornal Razão
Publicidade
Eleições 2026

Janones diz que Lula “matou o outro assunto” ao assinar o fim das bets no auge da fake news da padroeira

Em live, deputado disse que Lula poderia ter esperado um dia para não atrapalhar a onda do boato contra Flávio Bolsonaro, desmentido e classificado como inverídico no TSE

Janones diz que Lula "matou o outro assunto" ao assinar o fim das bets no auge da fake news da padroeira
Foto: Reprodução
Publicidade

O deputado federal André Janones criticou o presidente Lula por ter assinado a proibição das bets no fim do primeiro turno, no momento em que o boato de que Flávio Bolsonaro (PL) acabaria com Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil dominava as redes sociais. A fala foi feita em uma live no YouTube na noite desta quinta-feira (8).

“O país inteiro comentando do Flávio, da possibilidade que foi ventilada de desarquivar um projeto de lei e que talvez o Flávio poderia mudar a padroeira do Brasil pra não ser mais Aparecida. Pois é, aí a hora que o negócio tava bem quente, o Lula vai e assina a proibição das bets. Ele matou o outro assunto. Podia ter esperado só pro dia seguinte”, disse Janones.

Publicidade

Para o deputado, a campanha precisa seguir uma “onda” de cada vez nas redes. “Quando tem uma onda, você tem que seguir aquela onda. Não dá pra ter duas ondas ao mesmo tempo”, afirmou. O exemplo foi usado para defender o “comando único” que ele quer impor ao grupo “Exército do Lula”: um assunto por dia, repetido por todos os participantes, mesmo que outras notícias boas para o governo fiquem de fora.

O boato citado por Janones foi desmentido. Flávio Bolsonaro negou qualquer projeto para mudar o título de Nossa Senhora Aparecida. O projeto de lei resgatado nas redes é de 2007, de autoria de outro deputado, e foi arquivado pela Câmara em 2008. Em 25 de setembro, o ministro André Mendonça, do TSE, classificou o conteúdo como “notoriamente inverídico” e mandou remover publicações. A ordem foi derrubada depois por Flávio Dino, do STF.

André Janones durante live no YouTube nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução/YouTube)

Mesmo assim, o tema seguiu na campanha de Lula. Em comício em Belém, no dia 28 de setembro, o presidente afirmou que, “enquanto eu for presidente da República, ninguém vai avacalhar com Nossa Senhora Aparecida”, sem citar Flávio. No mesmo ato, ele recebeu e ergueu uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará.

Janones tem histórico com a divulgação de informações falsas. Na campanha de 2022, o TSE mandou apagar publicações dele, entre elas posts sobre o piso salarial da enfermagem, que, segundo o tribunal, traziam “afirmações inverídicas e manipuladas”, e posts que ligavam Bolsonaro a Roberto Jefferson. Na ocasião, Alexandre de Moraes fixou multa de R$ 100 mil para cada nova publicação sobre o assunto. Em 2023, no livro “Janonismo cultural”, o próprio deputado contou ter criado boatos durante aquela campanha.

Publicidade

Nesta quarta-feira (7), segundo a coluna Grande Angular, do portal Metrópoles, em reportagem publicada no mesmo dia, o advogado Jeffrey Chiquini, eleito deputado federal pelo Novo do Paraná, apresentou uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República contra Janones e o deputado Lindbergh Farias (PT). A peça acusa Janones de usar o perfil no Instagram e canais de WhatsApp, entre eles o “Exército do Lula”, para divulgar que Flávio acabaria com o Bolsa Família e o salário mínimo. Chiquini pede a investigação por divulgação de fato sabidamente inverídico e difamação eleitoral. Até a publicação desta reportagem, não havia decisão da PGR sobre o pedido, e Janones não tinha se manifestado sobre ele.

O segundo turno da eleição presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) será no dia 25 de outubro.

Fonte: coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

Leia também: Janones manda militante com PhD “só obedecer” até o dia 25 e diz que agir igual robô é só por 15 dias

Publicidade

Leia também: Janones diz que Lula vai comprar um celular e entrar no grupo dele se o “exército” chegar a 5 milhões

Leia também: TSE confirma: é fake news que Flávio Bolsonaro tiraria título de Nossa Senhora, e posts seguem fora do ar

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/janones-lula-matou-assunto-bets-fake-news-padroeira

Especial Eleições 2026 em SCCandidatos com dados do TSE, sabatinas, pesquisas e calendário — cobertura completa
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

As manchetes do dia chegam antes de você abrir o site.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham