O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (27), do lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, uma das principais obras do Novo PAC. Com um investimento estimado em R$ 6 bilhões, o projeto promete garantir maior eficiência logística à Baixada Santista, impulsionando o transporte entre as duas cidades.
Durante seu discurso, Lula não poupou palavras ao mencionar o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Em um recado direto, o presidente afirmou que irá ao estado na próxima semana para destravar projetos paralisados e alfinetou a postura do governador catarinense.
“Eu vou, possivelmente, na semana que vem, Tarcísio (Governador de São Paulo), a um estado que tem um governador que mais fala mal de mim e eu vou também, no porto de Itajaí, fazer aquilo que tem que ser feito porque ele ficou parado quase dois anos e nós vamos colocar aquele porto, que é o segundo ponto de contêiner do Brasil, para funcionar. Eu não estou preocupado com o governador, você sabe quem é. Eu estou preocupado com o Brasil, com Santa Catarina e de levar a possibilidade das pessoas poderem trabalhar”, declarou Lula.
A fala do presidente reforça a disputa política entre o governo federal e a gestão catarinense. O Porto de Itajaí, um dos mais importantes do país, enfrenta incertezas desde a perda da delegação para a administração estadual, decisão que resultou em dificuldades operacionais e indefinições sobre o futuro da estrutura.
Agora, a visita de Lula a Santa Catarina promete movimentar ainda mais o cenário político.