TRE decide por unanimidade e mantém resultado das eleições em Biguaçu
TRE-SC rejeita por unanimidade recurso do PSD e do ex-prefeito Tuta contra a reeleição de Salmir da Silva e Alexandre Martins de Souza em Biguaçu, mantendo decisão da primeira instância.
Por Equipe Jornal Razão·10 dez 2025·3 min de leitura·Atualizado há 8 meses
Foto: Reprodução
Publicidade
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou, por unanimidade, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (10), recurso do PSD e do ex-prefeito Tuta contra a reeleição do prefeito Salmir da Silva (Republicanos) e do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza (Podemos). O voto do relator Marcelo Pizolati foi acompanhado pelos outros seis desembargadores da corte.
Tuta, que já havia perdido o recurso na primeira instância, recorreu ao TRE-SC alegando conduta vedada a candidatos durante uma festa dos idosos durante a eleição de 2024.
Publicidade
O candidato derrotado nas urnas aduziu que teria ocorrido pedido de votos ao prefeito e vice em evento promovido pela Prefeitura de Biguaçu quando uma servidora municipal fez uso do microfone.
Na ação julgada pelo juiz eleitoral da comarca, o magistrado entendeu que nem Salmir e nem Alexandre pediram votos no evento e que a atitude da servidora foi um ato isolado.
O relator do caso no TRE também entendeu que não cabe imposição da sanção de inelegibilidade a Salmir e Alexandre, visto que ambos não fizeram nenhum pedido durante o evento.
Também ficou atestado que não houve comprovação de que a simples realização do evento em comemoração ao dia do idoso, custeado pelo Poder Público Municipal, tenha afetado a igualdade de oportunidades entre os candidatos em disputa.
Publicidade
Salmir e Alexandre foram reeleitos na eleição de 2024 com mais de 27,5 mil votos, obtendo 70,01% dos votos válidos. Com informações Biguá News.
🔍 Veja também
📸 Galeria JR14 fotos
‘Laje da morte’: mulheres escaparam por milagre após estrutura desabar durante festa (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Parapentista ficou preso em árvore e foi resgatado por helicóptero no Morro Azul, em Timbó (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Menino perfurado por vergalhão se recuperou em casa e a mãe celebrou o milagre em Pomerode (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Menino perfurado por vergalhão se recuperou em casa e a mãe celebrou o milagre em Pomerode (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Após 20h sob escombros de um muro, cão foi salvo graças aos latidos (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
‘Isso não tem preço’: pai levou os Bombeiros à escolinha e surpreendeu o filho no aniversário (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
‘Final feliz’: gato resgatado vivo pelos Bombeiros em apartamento destruído (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Resgate por terra levaria 10 horas: helicóptero salvou adolescente em trilha (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Cadeirinha salvou bebê de 8 meses em colisão grave (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Piloto da PMSC deu show de perícia em resgate no costão de Porto Belo (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
‘Ninguém fica pra trás’: resgate em caverna com o mar subindo, em Naufragados (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Operário ficou pendurado a 20 metros do chão após freio de plataforma soltar (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Agitado e exausto: cachorro resgatado à beira de penhasco (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA
Homem perdido em mata foi resgatado com rapel de helicóptero em Blumenau (Foto: Divulgação) — LEIA A MATÉRIA